A avaliação nutricional é rotina de qualquer profissional da área, uma vez que ela é o começo, o meio e o fim de qualquer ação do campo de atuação. O objetivo é identificar problemas nutricionais antes de promover ações. Ela consiste em duas partes: a avaliação do estado nutricional e as recomendações de nutrientes. A segunda parte pode ocorrer somente se a primeira for realizada de maneira adequada.
Pelo fato de as crianças e adolescentes estarem constantemente crescendo e mudando, são necessárias avaliações periódicas que permitam que qualquer problema seja detectado e tratado precocemente. Cada um cresce em velocidade diferente: alguns mais rapidamente e outros mais lentamente. De qualquer forma, cada um deve seguir a sua própria curva de crescimento. Além disso, a estatura e o peso devem estar proporcionais. Isto pode ser avaliado com o uso dos gráficos de crescimento.
A avaliação do estado nutricional não tem como foco principal identificar doenças, pois esta é feita pela avaliação médica, uma vez que é o passo básico para identificar os dados necessários para fazer um diagnóstico, planejar e implementar a intervenção e monitorar os resultados. Então o foco primário da avaliação é fazer o diagnóstico. Este é o rótulo de um problema nutricional existente, cujo tratamento, em caso de obesidade e desnutrição, por exemplo, é de responsabilidade de um nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário